25 setembro 2009

Poluição Atmosférica




O crescimento da indústria e da urbanização tem originado no mundo inteiro um aumento de poluentes na atmosféra. Esse crescimento de maior concentração de gases poluentes causam diversos problemas, como: danos a saúde, redução da produção agrícola, danos nas florestas, degradação de construções e obras de arte, mas o principal problema é o desequilibrio dos ecossistemas.
Assim, são exigidas ações para previnir e reduzir os efeitos da degradação da qualidade do ar, que seu motivo é o desenvolvimento industrial e social.

Abaixo listam-se os principais poluentes atmosféricos, com efeitos que causam ao planeta e aos seres vivos:

- Óxidos de Enxofre (SOX)
*Afeta o sistema respiratório
*Chuvas ácidas
*Danos em materiais

- Óxidos de Azoto (NOX)
*Afeta o sistema respiratório
*Chuvas ácidas

- Compostos Orgânicos Voláteis (COV)
*Poluição fotoquímica
*Incluem compostos tóxicos e carcinogénicos

- Monóxido de Carbono (CO)
*Reduz a capacidade de transporte de oxigénio no sangue

- Dióxido de Carbono (CO2)
*Efeito estufa

- Chumbo (Pb)
*Tóxico acumulativo
*Anemia e destruição de tecido cerebral

- Partículas
*Alergias respiratórias
*Vetor de outros poluentes (metais pesados, compostos orgânicos carcinogénicos)

- CFC's e Halons
*Destruição da camada de ozonio
*Contribuição para o estufa

Cabe a sociedade ver o que está acontecendo de errado e dar importância a isso, pois é grave, prejudica e vai prejudicar ainda mais o lugar onde moramos, se ninguém fazer nada.
Dica: dependendo da distância do lugar onde você for ser perto, vá a pé, pois além de estar ajudando o meio ambiente, está ajudando a si mesmo.

fonte: http://campus.fct.unl.pt

11 comentários:

  1. O grupo está de parabéns! Essa informação é realmente muito importante para todos, a poluição a muitos anos é um problema, mas parece que está cada vez mais aumentando. Muito bom o grupo ter colocado as consequencias disto, pois as pessoas podem querer mudar um pouco esse quadro tão agravante. Achamos muito interessante a postagem dos poluentes e o que eles causam, assim parece facilitar para as pessoas perceberem o que toda essa poluição causa para nós e como tudo isso afeta o nosso planeta, e muito.

    ResponderExcluir
  2. amigos. A coisa é particularmente grave aqui, em poa, a segunda cidade brasileira em nivel de poluição do ar, segundo pesquisa nacional. Ao que parece, al legislaçao que obriga a empresas de ônibus e transporte a utilizar catalizadores especiais, não está sendo fiscalizada.Que tal fazer uma pesquisa com a secretaria municipal de meio ambiente (SMAM) sobre este assunto? Vocês sabem onde estão localizados os 5 medidores de poluição em poa e o que eles estão medidndo? Gerardo

    ResponderExcluir
  3. Existe um número gigantesco de empresas no mundo todo, e infelizmente os recursos ecologicamente corretos custam mais caro. Nenhuma empresa está disposta a aumentar seus custos para contribuir com o planeta. Quando faltarem os recursos para produzir seus produtos, todos se conscientizarão, mas aí pode ser tarde!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o blog, mas o que são halons, e o que eles causam na atmosfera?

    ResponderExcluir
  5. oi gurias muito bomm o post de vcs, continuem com esses dados interessantes que contribuem com o ambiente.Olha o nosso bolg só não entendeu o q são halons nunca ouvimos falar nisso? Pelo que entendemos eles danificam basatante a nossa vida.

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante, e concordamos que se não começar por nós mesmos as mudanças, elas nunca vão acontecer. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela dica de assunto para uma próxima postagem. Nós iremos pesquisar sobre isso, pois não sabemos muito.

    ResponderExcluir
  8. Respondendo a pergunta de vocês:

    Halon (hidrocarboneto halogenado) é um agente extintor de compostos químicos, halogênios, como:flúor, cloro e iodo. Ele é utilizado em equipamentos elétricos por apagar incêndios sem deixar resíduos. É extremamente nocivo para a camada de ozônio.

    ResponderExcluir
  9. É com certeza um tema muito importante, consideramos ele para a realização do nosso trabalho também. Nunca é tarde para tentar alguma mudança, um exemplo atual, são os sumidouros de carbono, mencionados no Protocolo de Quioto. O objetivo dos sumidouros são compensar as emissões de C02, o gás mais prejudicial à atmosfera. Consiste em plantar, proporcionalmente ao nivel de emissão de CO2, grandes áreas verdes. Tal medida é ótima para compensar a poluição, apesar de não ter resultados a curto prazo.

    ResponderExcluir
  10. Um novo passo será a renovação do protocolo de Kyoto, que tem em pauta a redução em 40% da emissão com base nos numeros de 1990! Concerteza isso é uma grande mudança e irá mudar muita coisa! Começando as mudanças de cima para baixo é capaz das pessoas tomarem vergonha na cara, é o que eu espero.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!
    A partir de meados do século XVIII, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os seus prejuízos . Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos da poluição do ar. Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano é a mais afetada com a poluição.O clima também é afetado pela poluição do ar.Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição.Mas será que o homem pode reverter tudo que ele causou?Qual a opinião de vocês.

    Saudações grupo Desigualdade Social.

    ResponderExcluir