18 setembro 2009

Tecnologia Ecológica

Se antes a tecnologia era vista como uma vilã, responsável pela destruição da natureza, hoje ela se apresenta como única alternativa para preservar o futuro do planeta.

Veja a seguir algumas tecnologias que podem ajudar a melhorar o futuro do nosso planeta:



Sacolas ecológicas

São sacolas de panos que podem ser reutilizadas. São vendidas em qualquer supermercado, e ajudam a não-produção de sacolas de plástico (que prejudicam o meio ambiente).



Sabão em pó Ype

O projeto da empresa Ype é: Compre nosso sabão que plantamos uma árvore.

“Você já pensou na árvore como vida?

Normalmente, nunca paramos o tempo suficiente para esta análise. Sempre passamos por uma árvore e ela está ali, imóvel, e, para muitos, serve apenas como sombra ou encosto para aquele descanso da tarde ou pós almoço.
Mas a árvore é muito mais que isso. Ela é fundamental para a nossa sobrevivência: participa ativamente do ciclo das águas, evitando erosões; remove cerca de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono; ameniza o clima, entre outras muitas contribuições. Portanto, pense na árvore com carinho. Cuide dela como alguém de sua família. Com certeza, o retorno será grande!”

(Fonte: Empresa Ype - http://www.florestasype.com.br/)



Folhas recicladas

Os papéis pós consumo antigamente não havia destino nenhum, há algum tempo estes já são reciclados e vendidos em vários países.

“A aceitação do papel reciclado é crescente, especialmente no mercado corporativo. O papel reciclado tem um apelo ecológico, o que faz com que alcance um preço até maior que o material virgem. No Brasil, os papéis reciclados chegavam a custar 40% a mais que o papel virgem em 2001. Em 2004, os preços estavam quase equivalentes, e o material reciclado custava de 3% a 5% a mais. A redução dos preços foi possibilitada por ganhos de escala, e pela diminuição da margem média de lucro. Na Europa, o papel reciclado em escala industrial chega a custar mais barato que o virgem, graças à eficiência na coleta seletiva e ao acesso mais difícil à celulose, comparado ao do Brasil.” (Fonte: Wikipédia)

8 comentários:

  1. A nossa turma já sugeriu ao colégio o uso de folhas recicladas,elas só nos trazem benefícios.
    Muito legal a idéia da marca Ypê.
    Equipe animaisemextincaocsi

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog.Muito importante o assunto das sacolas plástica. Quinta feira passada, na Zero Hora apareceu uma página inteira de publicidade da industria de plásticos, defendendo o uso da sacolas plásticas comuns. A publicidade paga, ignora todas as denuncias dos ambientalistas sobre os malefícios dessas sacolas. Gostaria que estudassem esse artigo e o comentassem para o resto dos blogs, pois ainda é um assunto polémico, devido aos maus hábitos da população e aos interesses de lucro dessas indústrias. Gerardo

    ResponderExcluir
  3. Oi gurias!
    Vocês poderiam trazer informações sobre o plático biodegradável e seus possíveis usos.
    O Brasil está investindo nessa área.
    Um abraço da Rosiméri

    ResponderExcluir
  4. Nosso grupo também postou sobre as sacolas ecológicas, muito legais os outros exemplos também. O grande problema será inserir esses produtos no dia-a-dia de todos, com certeza vai demorar...

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a matéria sobre a sacola de tecido...
    devemos mudar nossa cultura, fazer com que as pessoas se acostumem a carregar a sacola de tecido e não utilizar as de plástico, que, depois, acabam sujando as ruas.

    ResponderExcluir
  6. oi meninas!
    interessante o uso das sacolas de pano que o grupo de vocês postou ,nosso blog também colocou um post sobre isso as nossas são as ecobolsas.O único problema é que as pessoas não estão acostumadas em utiliza-lás e daí acabam se esquecendo em casa, e daí quando vão ao supermercado tem de levar para casa as sacolas de plástico que são ruins,porque demoram para ser desintegradas e não são muito resistentes enquanto as de pano são muito boas e aguentam muito mais peso.Gostaríamos de uma dica do grupo para que as sacolas de pano possam ser levadas em todos os lugares?

    ResponderExcluir
  7. Respondendo a perguntas e sugestões:
    Gerardo: Nos mostrastes outro dia esta reportagem, com certeza repassaremos essa dica. Obrigada!
    Rosiméri: Obrigada pela dica, ficaremos atentas.
    Consumismo da Silva: Com certeza, as pessoas querem mais praticidade, enquanto os problemas da Terra não as afetarem não vão mudar de atitudes.
    Tecno sustentável: Olha, isso depende da memória de cada um! ^^ Mas o bom é que as pessoas tivesses essa consciência e que colocassem na cabeça que NÃO PODEM ESQUECER DA SACOLA DE PANO!!!
    Baijos

    ResponderExcluir
  8. essas idéias como a sacola de pano, são exemplos de que podemos recuperar coisas do nosso passado e transpor para o nosso futuro

    recicle suas idéias

    ResponderExcluir