02 outubro 2009

Como podemos chegar a um desenvolvimento sustentável?


A obsessão moderna por aparelhos eletrônicos está ocasionando um acrescentamento no uso de energia, o que danifica o ambiente de forma avassaladora e nos encaminha para um desenvolvimento não sustentável. Previsões afirmam que 200 novas usinas nucleares serão necessárias para o fornecimento de energia, a fim de nutrir todos os aparelhos que serão ligados até 2030. Basicamente um desenvolvimento sustentável seria um modelo de vida que pudéssemos levar, com bem-estar, sem precisar prejudicar o meio-ambiente excessivamente. Tendo em vista de que ainda existem muitas gerações por vir e cabe a nós deixarmos o ambiente em condições adequadas. Para isso seria necessário que nossa sociedade consumista, desse preferência a coisas a longo prazo ao invés de super valorizar o agora. Cabe a nós entendermos que mesmo que para uma empresa, por exemplo, por mais que ela consiga render 10% a mais poluindo de uma forma descomunal, em um futuro, ela não terá o que render se não tiver um planeta para isso. Um exemplo significativo das idéias acima apresentadas é a recusa do ex-presidente George W. Bush ao protocolo de Kyoto aonde constava a diminuição da emissão de gases que produzem o efeito estufa. Para aqueles que têm essa percepção a longo prazo deixamos algumas dicas como de começarem a pesquisar sobre as empresas que estão comprando seus produtos, é possível fazer isso no site do Green Peace, no guia para eletrônicos verdes (http://www.greenpeace.org/brasil/toxicos/noticias/hp-e-o-destaque-da-ltima-edi). É dever do governo cobrar das empresas uma tecnologia mais limpa, e é nossa obrigação cobrar do governo para que pressionem as empresas mas hoje, estamos acabando no descaso. As baterias devem ser entregues em postos autorizados, normalmente representantes das próprias empresas produtoras, caso contrário acabarão indo para aterros ilegais. E a última dica é que todos aqueles que tiverem monitor de tubo (notebook) ou de plasma entrem no projeto Black Pixel (http://www.greenpeaceblackpixel.org/#/pt) , que permite que você contribua da tela do seu computador para a redução das emissões de CO2. É instalado um pequeno quadrado preto na tela que enquanto estiver ligado economizará 0,057 watts/hora, este quadrado pode ser desligado a qualquer momento e é possível arrastá-lo para qualquer canto de sua tela.
Ainda sim existem aqueles que acreditam que com as novas tecnologias poderemos resolver este problema de uma outra forma, mas será que realmente vale a pena correr este risco?

4 comentários:

  1. Sempre pensei exatamene assim... O que adianta um país ser superdesenvolvido se não puder desfrutar disso, por destruir o meio ambiente??

    --
    Recicle Ideias!

    ResponderExcluir
  2. Está totalmente correto, no futuro não terá valor nenhum sermos ricos ou pobres e sim a nossa consciência de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Ja estamos correndo o risco, cabe a cada um fazer a sua parte, sempre há esperança, nunca desistir de tentar.

    Daniel Alonso Costa - Sustentabilidade X Guerra - 2ºC

    ResponderExcluir