11 setembro 2009

Sugestões que você possa contribuir em seu cotidiano para um desenvolvimento sustentável

“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitat naturais.”

Sugestões que você possa contribuir em seu cotidiano para um desenvolvimento sustentável:

1- Não use a mangueira de água para varrer a calçada. Em 15 minutos, 280 litros de água escorrem para o ralo inutilmente, espante a preguiça, pegue a vassoura, junte a sujeira, recolha com a pá e só depois enxágüe o chão.

2- Troque suas lâmpadas por incandescentes, são eficientes, elas duram 30 vezes mais, e proporcionam economia de energia elétrica.

3- Não jogue lixo na rua. Os resíduos despejados são arrastados pela chuva, entopem bueiros, causando enchentes. Eles também prejudicam a qualidade da água que consumimos ao poluir os rios. Reclamamos tanto da sujeira que vemos na rua, então vamos fazer alguma coisa para mudar isso!

4- Conscientize seus filhos dos problemas que o aquecimento global poderá causar. A idéia é não deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta do que as gerações passadas.

5- Convença as pessoas a se conscientizarem a realizar ações de sustentabilidade, afinal alguém tem de fazer alguma coisa para reverter esse jogo.

6- Não use o elevador se tiver um ou dois a três andares, use escada, pois você irá economizar energia elétrica, além disso, seu esforço lhe proporcionará um corpo mais saudável.

7- Se tiver de dia, use apenas a luz natural, você irá economizar energia e dinheiro.

8- Entregue suas baterias em postos autorizados, normalmente representantes das próprias empresas produtoras.

9- Pesquise a respeito das empresas das quais está comprando seus aparelhos, alimentos, móveis e animais.

10- Pesquise se seu candidato se preocupa com o meio ambiente, e o que ele pretende fazer em relação aos problemas sociais.

11- Não troque aparelhos em perfeitas condições só porque existem novos modelos que estão na moda.

12- Compartilhe seu carro dando carona para pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente isto diminuirá a emissão de poluentes.

13- Evite pratos, copos e talheres descartáveis.

14- Não deixe torneiras ligadas ao lavar a louça, evite máquinas de lavar, etc.

O futuro nós fazemos agora, então faça sua parte e contribua para que possamos nos desenvolver de uma maneira sustentável.


“Sustentabilidade significa fazer escolhas pensadas, tendo o conhecimento para agir de um jeito que não arrisque o futuro de nosso Planeta e seus habitantes.”

Fonte: IBBC - ONU

5 comentários:

  1. Incrível como em poucas atitudes podemos assinar nosso atestado de colaboradores da economia, à "latu sensu".

    Infelizmente, a maioria das pessoas ainda não se ligaram do risco que o futuro corre por não tomarmos certas atitudes.

    Nada raro vejo pessoas jogando papéis e bitucas de cigarro pela janela do carro, ai fico pensando, será que fazem o mesmo em casa? aposto que não. Então você questiona aquela atitude e o que a pessoa responde? "Ah, mas pagamos os garis para que?" Pagamos pois infelizmente temos pessoas como essas que não pensam no que nós mesmo podemos melhorar com atitudes como essas. Se todos deixassemos de jogar lixo no chão, poderíamos reduzir custos com garis e então poderia sobrar mais dinheiro para hospitais, urbanização, etc.

    As pessoas tem que pensar que isso não é apenas visando o futuro, mas também para a mudança econômica que uma região pode ter através de pequenos "reparos" nos maus costumes que possuimos.

    É isso ai!
    Muito bom ver esse tipo de trabalho.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Não é raro ver estas dicas por aí, mas parece que as pessoas lêem e são indiferentes! Sempre é válido reforçar .

    ResponderExcluir
  3. De todos os atos citados nesse post, o que mais me chamou a atenção é que ainda há gente que "varre" a calçada com mangueira! É um gasto totalmente inútil, pois além do desperdício de água, a vassoura ainda limpa melhor e mais rapidamtne a calçada.

    /Guilherme Púglia - 2c

    ResponderExcluir
  4. Estas dicas estao ótimas e com isto as pessoas podem se conscentizar que economizar podem trazer benefícios.

    João,Luis Felipe e Raphael

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pessoal, é muito importante saber que estão gostando do que está sendo postado, dessa forma nos motivamos cada vez mais para fazermos postagens cada vez mais interessantes.

    ResponderExcluir